"I Love the Nightlife" - Metaverse Fashion Experience é uma experiência interativa lúdica e surpreendente que traz a Moda para dentro do Metaverso.
Nela, o usuário controla um manequim que passeia por um clube virtual, podendo mudar sua aparência, vestir diferentes tipos de roupas e até fazer danças incríveis. Cada espaço do clube tem um tipo de música como temática: KPop, Disco e DEM. Inicialmente feita para Desktop, com "I Love the Nightlife" o Cafundó mostra que se pode criar uma experiência de compras divertida e que lance tendências.
Para isso criamos um personagem em forma de manequim, que pode mudar sua “pele” para texturas de lava, gelo e mármore. Assim aproveitamos o máxima “Seja quem você quiser” possibilitada pelo metaverso. O usuário controla o personagem através de teclado, mouse ou joystick, podendo passar entre os ambientes, vestir-se e até fazer diferentes tipos de dança, aproveitando o clima de festa da experiência.
As roupas que o usuário prova estão ligadas aos ambientes. Estão disponíveis um vestido com textura espacial (KPop), camisa e calça básicas brilhantes (Disco) e um moletom estilo arco-íris holográfico (DEM). O Cafundó não poupou imaginação para que tudo fosse surpreendente e divertido.
Para que as roupas ficassem o mais natural possível no manequim, ela interage em tempo real com a movimentação feita pelo usuário/personagem. Para isso, o time usou física em tempo real aplicada no software Unity, animações feitas por motion capture de pessoas reais da biblioteca 3D Mixamo, muita técnica e uma bela dose de suor. O resultado foi como se o usuário estivesse usando a roupa em um ambiente real ainda que num universo com suas próprias regras.
Utilizando uma galeria de arte como ponto de partida, a equipe fez a divisão dos ambientes de acordo com o tema, mas maximizando na abstração e surpresa. Afinal, se estamos no metaverso porque fazer igual ao mundo real? Para a área KPop foi criado um mundo colorido, cheio de neon, bolhas de sabão e partículas brilhantes flutuando ao redor.
O ambiente Disco é a céu aberto noturno, em que borboletas e globos de espelhos que pairam no ar trazem um glamour lúdico para a experiência. Por último, a área de DEM tem um clima techno, com formas geométricas suspensas e caracteres inspirados no filme Matrix criando uma cascata.
Além disso, espelhos foram posicionados estrategicamente para que o usuário/personagem possa ver melhor como as roupas ficaram no seu corpo e fazer diferentes combinações entre as texturas de pele, as roupas virtuais e os ambientes.